sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Visita de estudo ao Jornal Correio dos Açores

No dia 13 de Novembro de 2007, pelas 10:30, a turma do curso Profij do 1º ano de Sistemas Informáticos realizou uma visita de estudo ao jornal Correio dos Açores, acompanhada pela professora da disciplina de viver em Português para conhecer o processo de elaboração de um jornal.
Os alunos foram guiados nesta visita pelo senhor Emanuel, responsável pela secção da publicidade que começou por explicar que o jornal é propriedade do senhor Natalício Viveiros e pertence á empresa gráfica açoriana que publica os jornais Correio dos Açores, diário dos Açores, Atlântico expresso e Revista Açoreanissíma.
A turma começou por observar a redacção do jornal onde os jornalistas fazem a sua pesquisa, seleccionam a informação que escrevem as notícias.
De seguida, foi possível observar a secção da Paginação.
Aí as notícias são organizadas e é montada no computador a página do jornal que, depois, são revistas para evitar os erros e as gralhas.
Posto isso, os alunos puderam conhecer uma das principais máquinas da elaboração do jornal (CTP).
È nesta máquina que se grava em chapas as notícias que depois irão ser impressas em 4 cores: Amarelo, Preto, Magenta e Sião.
De imediato, a turma passou a visitar as oficinas gráficas do jornal onde observou as fases de impressão e dobragem e organização do jornal já em folhas.
Por fim, o senhor Emanuel explicou que todo este trabalho é feito por turnos e que o jornal depois de pronto é distribuído pelas casas dos leitores ou é enviado para os quiosques, cafés ou para os Correios para os Leitores no estrangeiro.



Diogo Silva
Turma: SI
Número:43

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Operador de Sistemas Informáticos




Um bom Operador de Sistemas Informáticos tem que ter uma boa postura no serviço.

Ser educado e prestável, porque nao se deve atender um cliente mal.

Se nós atender-mos um cliente mal ele vai reclamar e até pode deixar de vir á loja e se for sempre assim nunca teremos clientes.

Por isso nunca atender um cliente mal, falar sempre educadamente e acima de tudo dar sempre razão (SEMPRE).